No verão, cuidado!

Publicado: 15/01/2012 em Dúvidas sobre Penteados
Tags:,

Na estação mais quente do ano, é preciso atenção para evitar as indesejáveis manchas e cicatrizes na pele” por: Sueli Lima

Não é segredo que a pele negra resiste com mais firmeza à passagem do tempo e tem menos propensão a rugas e flacidez graças às estruturas com mais colágeno e músculos resistentes, porém, pouca gente sabe que existem outras características que, se não forem levadas a sério, podem levar à formação de indesejáveis manchas e cicatrizes. O dermatologista Anderson Zei Damasceno, especialista e colaborador do portal Minha Vida (www.minhavida.com. br), alerta para a falsa impressão de que a pele negra precisa de menos cuidados devido a uma maior resistência. “Os cuidados são os mesmos. A diferença da pele negra e morena é apenas na quantidade de melanina, por terem mais deste pigmento são mais resistentes a queimaduras solares, porém, existe a chance de desenvolvimento do câncer de pele, embora o índice seja menor”, explica Anderson, acrescentando que a falta de informação sobre os cuidados com a pele atinge toda a população brasileira.

Para se ver livre de problemas, especialmente no verão, RAÇA BRASIL tira algumas dúvidas e traz dicas necessárias para manter sua pele sempre jovem, bonita e saudável.Confira:

A PELE NEGRA ENVELHECE MAIS DEVAGAR
Por conter mais melanina, tem um filtro solar natural e sente menos os danos causados pelo sol. A pele negra também possui mais colágeno que a pele branca, o que a mantém mais firme e evita flacidez.

MAIOR RISCO DE MANCHAS
As células de pigmento da pele negra trabalham mais rápido que as da pele branca, o que gera respostas mais rápidas a processos inflamatórios e outros machucados. Para evitar esse tipo de mancha, o ideal é fazer esfoliações recorrentes e usar protetor solar, evitando também o risco de manchas causadas pela exposição ao sol.

MENOS ACNE
A pele negra é geralmente mais seca e as chances de surgimento de acne é menor, mas a hidratação é importante para que a pele não se torne esbranquiçada e grossa. Isso evita o aparecimento de rachaduras. Além da hidratação, é importante evitar banhos com água muito quente e aplicar óleo de amêndoas após os banhos.

BOLINHAS NO CORPO
A foliculite é uma inflação que causa “bolinhas” no corpo. Os pelos da pele negra têm uma tendência natural a crescer mais juntos e mais enrolados, o que aumenta as chances de encravarem. O resultado é a foliculite, inflamação que causa “bolinhas no corpo”. Para evitar que ela apareça com frequência, o ideal é fazer esfoliação da pele a cada dois meses, pelo menos.

EVITE TRATAMENTOS ESPECIAIS
Por ser uma pele mais propensa a manchas, os tratamentos que causam agressões mais severas à pele, como esfoliações muito agressivas, peeling mecânico, peelings químicos e outros tratamentos com ácido retinoico – substância que promove a esfoliação e estimula a produção de colágeno, substância responsável pela firmeza da pele – devem ser evitados.

Fonte: Revista Raça Brasil ( Matéria Completa em: http://racabrasil.uol.com.br/cultura-gente/162/no-verao-cuidado-na-estacao-mais-quente-do-ano-244388-1.asp )

 

*** AKOMABU STUDIO AFRO***

Belém-Pará-Brasil

Contato: (91) 81866008

Email: akomabu@live.com

Twitter: @Akomabu

Akomabu studio 2012

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s